-
Arquitetos: The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology; The Chinese University of Hong Kong & Kunming University of Science and Technology
- Área: 148 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:CUHKU - KUST
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o terremoto Ludian em 2014, a maioria das edificações locais de terra batida no distrito de Guangming foi destruída. Os habitantes optaram por construir casas de tijolo e concreto durante o período de reconstrução. No entanto, o preço dos materiais de construção aumentou rapidamente e tornaram-se inacessíveis para a maioria dos moradores locais.
Este projeto representa uma inovação na tecnologia de construção com terra batida tradicional, fornecendo aos moradores uma estratégia de reconstrução segura, econômica, confortável e sustentável pela qual podem pagar, possuir e repassar.
Uma casa protótipo com o sistema inovador de construção com terra batida foi construída para um casal de idosos para validar a tecnologia e o desempenho do edifício.
Num terreno pequeno, o projeto foi integrado aos espaços semi-exteriores para proporcionar um ambiente artístico e confortável de estar para o casal de idosos. Vidros duplos e cobertura com isolamento são utilizados para melhorar o desempenho térmico do edifício.
Para melhorar o desempenho sísmico, os componentes da parede são ajustados usando argila, areia, grama, etc. Barras de aço e cintas de amarração são adicionadas à parede para melhorar a integridade estrutural e para evitar rachaduras verticais. As cintas são escondidas na parede para que a fachada de terra possa parecer integrada. A qualidade dos materiais de construção, ferramentas e formas são melhores.
O resultado de um teste de mesa vibratória mostra que o desempenho sísmico do edifício de terra batida foi significativamente melhorado e pode cumprir com os códigos sísmicos locais.
A estratégia "3L" (tecnologia local, materiais locais e mão-de-obra local) foi usada no projeto de reconstrução. O resultado pode ser resumido em três aspectos:
Na dimensão ambiental, o impacto ambiental das casas é minimizado. O bom desempenho térmico e o aproveitamento da iluminação natural garantiu um baixo consumo de energia operacional.
Na dimensão econômica, os custos de construção e operação foram minimizados para serem acessíveis aos moradores locais. Os próprios habitantes construíram as casas, utilizando sua mão de obra e ferramentas simples. Eles poderão facilmente melhorar e fazer a manutenção de suas casas no futuro, além de utilizar esta tecnologia como um meio de garantir sua subsistência.
Na dimensão social, os habitantes são completamente envolvidos em todo o processo de reconstrução. O governo local e os recursos universitários multidisciplinares apoiam a reconstrução rural. Protegemos o método de construção e estilo de vida tradicional com terra batida, melhorando o desempenho do edifício com uma estratégia simples e materiais locais.
Na fase seguinte, este sistema anti-sísmico de construção com terra será aplicado a mais projetos rurais no sudoeste da China. Esta estratégia também fornecerá orientação para as políticas de reconstrução local e padrões de construção com terra batida.